Introdução – Uma abordagem reformada sobre a relação entre Ciência e Escrituras | Keith Mathison

God as architect of the world

“Qual a idade do universo?”

Durante o segundo período de perguntas e respostas na Conferência Nacional de 2012 do Ligonier Ministries, foi feita esta pergunta aos palestrantes em relação ao debate contínuo entre cristãos que acreditam que o universo possui menos de 10.000 anos de idade e aqueles que acreditam que ele é muito mais velho do que isto. O Dr. R. C. Sproul dedicou cerca de cinco minutos para responder à questão e o que ele disse nesse breve período deveria ser ouvido por todo cristão reformado que está interessado neste assunto e por todo cristão reformado que está discutindo e debatendo sobre isto.

Tome alguns minutos, por favor, para ver a resposta completa do Dr. Sproul.

A importância do que o Dr. Sproul afirma nesta resposta concentra-se no fato de que ele nos lembra de certas questões que são necessárias para uma abordagem adequada deste assunto; questões essas que são regularmente tratadas de maneira indevida, negligenciadas ou simplesmente ignoradas. O Dr. Sproul, por exemplo, nos lembra das fontes da revelação geral e especial, a diferença entre a revelação de Deus (geral ou especial) e a nossa interpretação dessa revelação; além da falibilidade de nossas interpretações de ambos os tipos de revelação. Ao fazer isto, ele nos lembra de muitos aspectos de uma abordagem distintamente reformada a questões envolvendo ciência e Escrituras que têm sido largamente esquecidas nos debates das últimas décadas.

Falta, em grande parte do debate contemporâneo, uma abordagem reformada à questão da idade do universo que leve essas questões em consideração. Tendo em vista a importância do tema, passaremos as próximas semanas discutindo em mais detalhes as diferentes questões suscitadas na resposta do Dr. Sproul.

Traduzido por Jonathan Silveira.

Texto original: Introduction – A Reformed Approach to Science and Scripture. Ligonier Ministries.

Keith Mathison é professor de teologia sistemática no Reformation Bible College em Sanford. É autor de muitos livros, incluindo o livro From Age to Age.

Veja também os demais artigos da série:

  • Introdução