Documentário – O Diálogo Entre Fé Cristã e Ciência no Brasil

Para responder a algumas das principais questões acerca da interação entre fé e ciência, a Associação Brasileira de Cristãos na Ciência (ABC²) lançou o documentário O Diálogo Entre Fé Cristã e Ciência no Brasil. Especialistas nacionais e internacionais de várias áreas participaram do documentário e deram sua opinião sobre o tema.

“Ciência e Teologia têm coisas a dizer uma à outra, uma vez que ambas se preocupam com a busca da verdade, alcançada por meio da crença fundamentada. Os participantes do debate entre ciência e religião empregam diversas estratégias, dependendo do que procuram – confronto ou harmonia. Uma série de considerações mostra que a hipótese da independência entre ciência e teologia é muito ingênua para ser convincente. “Como?” e “Por quê?” são questões que podem ser levantadas simultaneamente e, muitas vezes, ambas devem ser consideradas se quisermos obter uma compreensão adequada da realidade. Um bule ferve tanto porque o gás em chamas aquece a água quanto porque alguém quer preparar um chá. As duas questões são, sem dúvida, logicamente distintas, e não há uma conexão inevitável ligando as duas respostas, embora deva existir um grau de consistência entre elas. Colocar o bule no refrigerador com a intenção de fazer chá não faz muito sentido” – John Polkinghorne, teólogo e físico.

O documentário era aguardado com expectativa por todos. Entre os entrevistados estão: físicos, engenheiros, teólogos, filósofos, professores, e muito mais.

Você pode conferir informações sobre a associação no site cristaosnaciencia.org.br.

Fonte: cristaosnaciencia.org.br