Relatório de viagem ao Brasil | William Lane Craig

Caros amigos do ministério Reasonable Faith,

Acabo de retornar, junto com Michael Lepien, diretor executivo do Reasonable Faith, de uma viagem de dez dias muito bem-sucedida ao Brasil. Nosso objetivo preponderante para essa viagem foi produzir vídeos adicionais em português de minhas palestras para uso no Brasil. Portanto, embora tenhamos visitado três cidades distintas, apresentei uma palestra diferente em cada vez que falei. Como resultado, graças às habilidades técnicas de Michael, agora temos 12 vídeos novos em português para publicarmos em nosso canal no YouTube. Glória a Deus!

Fazendo uma retrospectiva da viagem, acredito que os dois eventos mais notáveis foram minhas duas participações em universidades seculares que formaram o suporte de nossa turnê: uma palestra na Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, e uma palestra na Pontifícia Universidade Católica em São Paulo (apenas 20% da universidade é católica). Em cada um dos lugares o evento superlotou e havia uma eletricidade no ar, pois alguém ousara defender o cristianismo na esfera pública. Um professor observou que ele nunca havia visto um evento como esse na universidade antes. De acordo com o retorno que recebi, meus tradutores estavam bem preparados e apresentaram traduções de alto nível. Em ambos os casos, os eventos foram transmitidos ao vivo pela internet, bem como gravados em vídeo.

Eros traduzindo o Dr. Craig no congresso JUVEP.

Após meu primeiro evento na Universidade Federal da Paraíba, passei vários dias em um congresso de missões falando duas vezes por dia. Os cristãos brasileiros são tão calorosos, animados e gratos! Após cada vez que eu falava, eu era cercado por pessoas pedindo para que eu assinasse seus livros que eles haviam comprado no estande da Vida Nova, editora que tem sete de meus livros publicados no Brasil. Eros, meu tradutor na conferência, era um homem robusto, de cabeça raspada, cuja aparência de durão contradizia com seu espírito gentil. Ele estava completamente preparado e apresentou traduções excelentes de minhas palestras. Saímos dessa conferência grandemente encorajados pela fome dos cristãos brasileiros por treinamento em apologética e pela familiaridade com meu trabalho por meio de meus livros e vídeos no YouTube.

Denise traduzindo o Dr. Craig na Unievangélica.

No domingo de Páscoa, voamos para Brasília e então viajamos de carro para a cidade universitária de Anápolis para falar na Unievangélica, que, como o nome sugere, é uma universidade evangélica. Falei por três vezes lá durante dois dias para públicos que passavam de mil pessoas. Mais importante, os eventos mais uma vez foram transmitidos ao vivo e gravados. Minha tradutora para essas palestras foi uma moça de cabelos escuros chamada Denise, que era uma intérprete extremamente habilidosa, até mesmo reproduzindo meus gestos à medida que repetia em português o que eu havia acabado de dizer em inglês. Uma vez que o que realmente importava nesses eventos era o português, não apenas o inglês, eu fiquei muito grato pelos excelentes tradutores que foram fornecidos a mim!

Michael Lepien, Leandro Borges e Dr. Craig no avião para Anápolis.

Concluímos nossa viagem em São Paulo, falando na Pontifícia Universidade Católica. Esse evento apresentou um diálogo a respeito do tema “Que Diferença Faz se Deus Existe?” com um professor católico da universidade. Apresentei uma palestra que foi bem evangelística em sua natureza e, ao final, o professor me agradeceu profusamente por isto, desejando-me a benção de Deus! Na manhã de nosso voo de volta aos Estados Unidos, encaixamos mais um evento para completar uma dúzia de palestras. Falamos a estudantes em uma escola cristã de ensino médio e fundamental em São Paulo. Decidi que, por ser um público mais jovem, eles gostariam de assistir três de nossas animações em vídeo em português. Mostramos, então, as animações sobre o argumento cosmológico, o argumento do ajuste fino e o argumento moral para a existência de Deus. Esses momentos eram intercalados com perguntas dos estudantes. Como esperado, eles ficaram fascinados com os vídeos, como revelou a expressão de seus rostos. Foi uma maneira divertida de encerrar uma viagem de ministério muito bem-sucedida.

Leia também  Alain de Botton e a pobreza do secularismo | André Venâncio

Um benefício inesperado dessa viagem foi verificar a proliferação de comitês do Reasonable Faith no Brasil! Leandro Borges, um dos nossos diretores de comitê em São Paulo, nos acompanhou ao longo da turnê e divulgou os comitês Reasonable Faith de maneira bastante entusiasmada em cada local. Como resultado, ele possui inúmeros pedidos de pessoas interessadas em iniciar comitês locais em suas cidades – até mesmo uma pessoa de Angola, ex-colônia de Portugal na África!

Além disso, antes de viajar ao Brasil pude gravar uma nova série de podcasts com Kevin Harris, incluindo algumas reflexões sobre a morte de Stephen Hawking e meu diálogo com Jordan Peterson. Soube que os eventos de Toronto já alcançaram mais de 750.000 visualizações no YouTube! Tenho trabalhado com o talentoso Zangmeister em nossa próxima animação em vídeo sobre o tema “Quem foi Jesus?”. Também estou corrigindo as provas para o meu próximo livro The Atonement pela Cambridge University Press. Estou muito feliz em informar que a Oxford University Press decidiu lançar meu livro God Over All em brochura, o que é uma notícia muito bem-vinda!

Obrigado por suas orações que nos sustentaram durante a viagem ao Brasil! Confira o álbum de fotos abaixo.

Por Cristo e seu Reino,

Bill e Jan

ÁLBUM DE FOTOS DA VIAGEM AO BRASIL

Estudantes aguardando a chegada do Dr. Craig ao Brasil.

Dr. Craig na Universidade Federal da Paraíba em João Pessoa.

Dr. Craig sendo entrevistado pela TV Globo.

Universidade Federal da Paraíba

Congresso JUVEP em João Pessoa

Leandro Borges, diretor do comitê Reasonable Faith

Saulo Reis, diretor de comitê Reasonable Faith

Universidade Evangélica em Anápolis

Apresentação do evangelho na Universidade Evangélica em Anápolis

Conversa com o corpo docente da Universidade Evangélica em Anápolis

Universidade Evangélica em Anápolis

Dr. Craig e a tradutora Denise na Universidade Evangélica em Anápolis

Palestra na Pontifícia Universidade Católica em São Paulo

Palestra na Pontifícia Universidade Católica em São Paulo

Paisagem em nossa viagem de Anápolis

Término da turnê no Colégio Batista

Traduzido por Jonathan Silveira.

Texto original: April: Monthy Report From Dr. Craig. Reasonable Faith.

vc087mhiWilliam Lane Craig é doutor em filosofia pela Universidade de Birmingham, na Inglaterra, e em teologia pela Universidade de Munique, na Alemanha. Atualmente é professor de filosofia da Universidade Biola, na Califórnia. É conferencista internacional e autor de dezenas de artigos e livros no campo da filosofia e da apologética. Em parceria com J. P. Moreland, escreveu a monumental Filosofia e cosmovisão cristã, além das obras Apologética para questões difíceis da vida, Em guarda e Apologética contemporânea, publicadas por Vida Nova.
Os seguidores de Jesus não precisam ficar amedrontados com perguntas difíceis ou mesmo objeções contra a fé cristã. Em 'A razão da nossa fé', o renomado filósofo e apologista William Lane Craig oferece dezenas de exemplos de como tratar alguns dos desafios mais comuns ao pensamento cristão.

Partindo de perguntas enviadas para o seu famoso website ReasonableFaith.org, o dr. Craig mostra a grande habilidade que tem de interagir com seus inquiridores de forma equilibrada, técnica e fundamentada nas Escrituras. A razão da nossa fé não se limita a apenas tratar de apologética; ela mostra como se faz apologética. Em coautoria com Joseph E. Gorra, esse livro também oferece conselhos para conceber e praticar um ministério de respostas às perguntas que nos são feitas em igrejas locais, nas situações de trabalho e em ambientes virtuais, na Internet. Se você está lutando para responder a perguntas difíceis ou está buscando respostas para seus próprios questionamentos intelectuais, A razão da nossa fé vai muni-lo de argumentos sólidos e da verdade escriturística.

Publicado por Vida Nova.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *