Apologética com Russell Shedd | Jonathan Silveira

Russell Shedd (1929-2016)

Completam-se hoje quatro anos desde o falecimento do Dr. Russell Shedd (1929-2016) e, de lá pra cá, a saudade da igreja brasileira por esse querido pastor continua forte. Em homenagem à data de hoje, compartilho uma entrevista inédita que tive a oportunidade de gravar em 2014 com o Dr. Shedd. Na entrevista, o Dr. Shedd trata de vários assuntos apologéticos, tais como justiça social, o problema do mal, o problema do pluralismo religioso, a situação da igreja no mundo contemporâneo, o desafio do ambiente universitário e a importância de C. S. Lewis. Confira e mate um pouquinho a saudade.

Jonathan Silveira é graduado em Direito pela Universidade São Francisco e mestre em Teologia pelo programa Master of Divinity da Escola de Pastores da Primeira Igreja Batista de Atibaia. É casado com Carrie, membro na Igreja Batista da Palavra, em São Paulo, trabalha na área de produção editorial e marketing em Edições Vida Nova e é fundador e editor do site Tuporém.
Russell P. Shedd (1929-2016), Ph.D., foi fundador de Edições Vida Nova, conferencista internacional e pastor. Intensamente preocupado com a educação teológica e a formação de líderes para a igreja brasileira e dos países de língua portuguesa, foi durante mais de 40 anos professor de Novo Testamento nas melhores escolas teológicas de São Paulo e escreveu inúmeras obras publicadas por Edições Vida Nova e pela Shedd Publicações.

Em contraposição ao atual individualismo do mundo ocidental, o Israel do Antigo Testamento apresentava forte unidade como povo e nação. Foi tal concepção hebraica de solidariedade que influenciou o apóstolo Paulo de forma marcante e significativa, levando-o a reproduzir dezenas de citações veterotestamentárias sobre o tema. Nesta notável pesquisa para sua tese de doutorado na Universidade de Edimburgo, na Escócia, o dr. Russell Shedd discorre com profundidade sobre a teologia paulina da solidariedade humana, tratando de temas como:

- a paternidade de Adão;
- o juízo coletivo;
- a igreja na qualidade de Israel de Deus;
- a solidariedade da igreja na condição de nova humanidade;
- Cristo como o Último Adão;
- a relação do batismo e da ceia do Senhor com a solidariedade.

Publicado por Vida Nova.
Leia também  Por que a Bíblia é uma fonte confiável para a vida? | John Piper

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *