Argumentos para a existência de Deus | William Lane Craig

Embora não tenhamos provas da existência de Deus (no sentido matemático da palavra), caso contrário não precisaríamos de fé, existem inúmeras evidências que nos apontam para um Criador poderoso, inteligente e pessoal. William Lane Craig, um dos mais brilhantes apologistas da atualidade, tem desenvolvido e defendido diversos argumentos para a existência de Deus e debatido com ateus em inúmeras universidades ao redor do mundo. Abaixo, podemos ver alguns vídeos didáticos que explicam tais argumentos.

O argumento cosmológico kalam

1. Tudo que começa a existir tem uma causa.

2. O universo começou a existir.

3. Portanto, o universo tem uma causa.

O argumento cosmológico kalam nos mostra que Deus é a melhor explicação para o início do universo.

O argumento da sintonia fina do universo

1. A sintonia fina do universo se deve à necessidade física, ao acaso ou ao design.

2. Ela não se deve à necessidade física e nem ao acaso.

3. Portanto, ela se deve ao design.

Podemos concluir que a melhor explicação para o ajuste fino do universo é o design.

O argumento moral

1. Se Deus não existe, os valores e os deveres morais objetivos não existem.

2. Os valores e os deveres morais objetivos existem.

3. Portanto, Deus existe.

De acordo com o argumento moral, Deus é a melhor explicação para a existência de valores e deveres morais objetivos.

© Reasonable Faith. Website: reasonablefaith.org

vc087mhiWilliam Lane Craig é doutor em filosofia pela Universidade de Birmingham, na Inglaterra, e em teologia pela Universidade de Munique, na Alemanha. Atualmente é professor de filosofia da Universidade Biola, na Califórnia. É conferencista internacional e autor de dezenas de artigos e livros no campo da filosofia e da apologética. Em parceria com J. P. Moreland, escreveu a monumental Filosofia e cosmovisão cristã, além das obras Apologética para questões difíceis da vida, Em guarda e Apologética contemporânea, publicadas por Vida Nova.
Leia também  Ciência e fé: Explorando uma fronteira intelectual | Alister McGrath
Você fica preocupado quando alguém lhe faz uma pergunta sobre sua fé e você não sabe como responder? Em guarda, leitor! Você tem em suas mãos as respostas para essas e outras tantas perguntas que deixam qualquer pessoa insegura na hora de defender sua fé. Trata-se de um manual de treinamento conciso, escrito por William Lane Craig, um dos mais renomados defensores da fé cristã na atualidade.

Com um estilo envolvente, Craig oferece quatro argumentos plausíveis para a existência de Deus, defende a historicidade da ressurreição de Jesus e aborda o problema do sofrimento. Além disso, mostra por que o relativismo religioso não consegue responder ao nosso desejo de compreender as questões últimas da vida.

Provando que a defesa da fé não se faz apenas com palavras, o autor também compartilha sua própria história de vida, bem como o chamado de Deus para torná-lo um evangelista bem preparado e, ao mesmo tempo, relevante para a cultura contemporânea.

Publicado por Vida Nova.

1 Comentário

  1. Felipe Martins disse:

    Minha nossa… HAHAHAHAHAHAHAA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *