Princípios para pastorear animais | Douglas Groothuis

Foto de Eddy Lackmann em Unsplash

Um pastor cuida de seu rebanho com terna preocupação, oração e discernimento em relação a seus paroquianos. No entanto, é possível agir de maneira pastoral sem ser chamado para ser pastor de uma igreja. Conheço um jovem que se formou no Denver Seminary que nunca ocupou um cargo pastoral, mas age de maneira mais pastoral com amigos, familiares e estranhos do que a maioria dos pastores que conheço. Recentemente, ele fez amizade com um homem solitário que estava morrendo de uma doença neurológica e continuou a pastoreá-lo até sua morte. Matt é um não-pastor pastoral. Infelizmente, encontramos pastores não-pastorais. Neste texto, defenderei que cristãos comuns podem ser pastores de animais. Certamente, não há cargos remunerados neste campo, mas a vida é maior do que um salário.

Uma velha estrofe de um antigo poema de Frances Alexander dá o tom:

Todas as coisas brilhantes e belas,

Todas as criaturas grandes e pequenas,

Todas as coisas sábias e maravilhosas,

O Senhor Deus fez todas elas.

Animais e humanos foram criados por Deus para viverem juntos em harmonia. É claro que a queda e o dilúvio mudaram tudo isso, mas todas as espécies vivas que Deus criou permanecem boas, como ensina Gênesis 1. O apóstolo Paulo, naturalmente, concorda:

Visto que todas as coisas criadas por Deus são boas, nada deve ser rejeitado se for recebido com ações de graças, pois são santificadas pela palavra de Deus e pela oração (1Tm 4.4-5).

A Bíblia nos diz que somente os seres humanos carregam a imagem de Deus (Gn 1.26), e que essa imagem permanece após a queda (Gn 9). Tendo em vista que o homem é a imagem de Deus, ela não pode ser irradiada. Essa forte ruptura entre os seres humanos e o resto da criação de Deus não implica que homens e mulheres possam tratar os animais da maneira que quiserem. Os animais não são mera forragem para caprichos humanos.

Junto com toda a criação, os animais são propriedade de Deus e exibem aspectos do caráter de Deus. Deus invoca seu desígnio do reino animal ao responder a Jó do redemoinho (Jó 38-42). Nosso Senhor Jesus Cristo nos diz para considerar o cuidado de Deus para com as criaturas:

Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem colhem, nem ajuntam em celeiros; mas vosso Pai celestial as alimenta. Acaso não tendes muito mais valor do que elas? (Mt 6.26).

Os seres humanos têm mais valor do que os pássaros, mas isso não significa que os pássaros não tenham valor. Se eles não tivessem valor, o ensino de Jesus cairia por terra. Deus ordenou aos corvos que trouxessem comida a Elias enquanto ele estava em uma área a leste do rio Jordão (1Rs 17.4-6).

Deus fez uma aliança com todas as criaturas, não apenas com os seres humanos. Como disse a Moisés:

Faço agora a minha aliança convosco e com a vossa descendência, e com todo ser vivo que está convosco, com as aves, com o gado e com todo animal selvagem; com todos os que saíram da arca, sim, com todo animal da terra. (Gn 9.9-10).

Tanto o homem quanto o animal são responsáveis ​​perante Deus e destinatários de sua graça.

Através do profeta Oseias, Deus promete ainda uma futura aliança para a criação animal.

Naquele dia farei uma aliança em favor dela com os animais selvagens, com as aves do céu e com os animais que se arrastam pela terra; e tirarei da terra o arco, a espada e a guerra, e os farei viver em segurança (Os 2.18).

Sem desenvolver toda uma teologia do mundo animal, ofereço alguns princípios de como os cristãos podem mostrar preocupação pastoral com os animais, interagindo ou não com eles de maneira regular e direta.

Primeiro, os animais merecem nossa oração. Como criaturas de Deus, devemos desejar seu bem-estar em relação ao nosso próprio florescimento. Às vezes os animais devem ser sacrificados para o bem humano. O Criador nos deu domínio sobre eles (Gn 1.28; Sl 8) e seus direitos não são iguais aos nossos. No entanto, o cão, o cavalo, o porco, o leão, o elefante, fazem parte da companhia dos vivos.

Pois a criação aguarda ansiosamente a revelação dos filhos de Deus. Porque a criação ficou sujeita à inutilidade, não por sua vontade, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que também a própria criação seja libertada do cativeiro da degeneração, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Pois sabemos que toda a criação geme e agoniza até agora, como se sofresse dores de parto (Rm 8.19-22).

Há aqui indicações de que os animais farão parte “da liberdade e da glória do reino de Deus”, mas não vou tratar disso. Basta dizer que a inutilidade da criação clama por oração pela reparação do mundo.

Costumo orar pelos cavalos de meus amigos, meu cachorro, outros animais de estimação e animais selvagens. Minha oração está se expandindo para cobrir a situação global de muitos animais, principalmente cães que são abusados ​​em fazendas de filhotes e em brigas de cães. Os animais usados ​​para alimentação são muitas vezes mantidos em condições dolorosas antes do abate. Não sou vegetariano, mas essa crueldade desnecessária não encontra justificativa em uma cosmovisão cristã. A cientista animal Temple Grandin desenvolveu maneiras humanitárias de tratar esses animais. Esses exemplos, e muitos outros, são questões de justiça. Embora não possamos apoiar grupos ativistas como a PETA, que consideram os animais tão valiosos quanto os seres humanos, podemos trabalhar e orar pelo tratamento humano dos animais. Recomendo a Human Society, e oro por eles e por seu trabalho. Também podemos oferecer orações de ação de graças porque os circos não exploram mais os elefantes, criaturas nobres demais para serem objeto de entretenimento humano.

Segundo, um pastor de animais trabalha para fortalecer o vínculo entre animal e ser humano e também para honrar a morte de animais amados. Os animais de estimação agora são muitas vezes sacrificados nas casas de seus donos, então a despedida pode ser menos traumática do que em um ambiente clínico. Vários anos atrás, fui à casa de um jovem casal que chamou o veterinário para sacrificar sua cadela, Emma, ​​que tinha câncer de pulmão. Despedi-me de Emma (que abanava o rabo quando entrei na casa) com os seus donos. Foi uma visita pastoral. Muitos que perdem seus animais de estimação sentem vergonha de sofrer tanto pelo animal ou pensam que devem suportar isso sozinhos. Não deveria ser assim. Um pastor de animais ajuda a pastorear essa comunhão de seres durante a terrível transição da vida para a morte. Demonstro afeto a um cachorro ou uma cadela, agradecendo-lhe por sua vida.  Olho em seus olhos. Naturalmente, expresso consolo aos donos e oro com eles antes ou depois do triste acontecimento. E eu os mantenho em minhas orações. Enviar um cartão de consolação aos enlutados também é um gesto de amor.

Leia também  Apologética, tecnologia e ciberespaço: Uma entrevista com Douglas Groothuis

Após a morte do cachorro de um amigo em 2011, escrevi a seguinte oração, que costumo enviar para pessoas em situação semelhante.

…………………………………………………

Oração para alguém em luto pela perda de um animal de estimação 

Eu disse no coração: Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo propósito, um tempo para tudo que se faz.

Eu também disse no coração: Deus prova os homens para que possam ver que são como os animais.

O que acontece com os homens é o mesmo que acontece com os animais; a mesma coisa acontece para ambos. Assim como um morre, morre também o outro. Todos têm o mesmo fôlego de vida. O homem não tem vantagem sobre os animais. Tudo é ilusão.

Todos vão para o mesmo lugar; todos são pó e todos retornarão ao pó.

Quem sabe se o espírito do homem vai para cima, e se o espírito do animal desce para a terra?

Assim, concluí que não há nada melhor para o homem do que desfrutar do seu trabalho, porque esta é a sua recompensa. Pois quem o levará a ver o que acontecerá depois que ele se for? — Eclesiastes 3.17-22

Ó, Criador de todas as coisas vivas e Doador de toda boa e perfeita dádiva, nós te agradecemos pelo dom das criaturas vivas. O Senhor criou cada coisa de acordo com sua espécie, e cada uma encontra seu lugar em sua criação. O Senhor nos deu domínio sobre a terra e colocou os seres vivos sob nossos cuidados, incluindo nossos animais de estimação. Agradecemos por esses amigos animais e, embora saibamos que eles não podem fornecer o companheirismo dos membros de nossa própria espécie, agradecemos o amor e a alegria que vêm dessas criaturas.

Pedimos-lhe agora que conforte o dono de um animal de estimação amado que seguiu o caminho de toda a carne. Todos os vivos também morrerão, e a morte de um daqueles que portam a sua imagem é muito mais significativa do que a de um cão ou gato. No entanto, a pessoa lamenta a perda de um companheiro animal que foi colocado sob seus cuidados. Boas lembranças de animais de estimação podem durar uma vida. Pedimos que as múltiplas tristezas deste véu de lágrimas não sobrecarreguem a pessoa, que a vida sem seu amado animal de estimação encontre cura e que as lembranças dessa criatura singular tragam felicidade e consolo mesmo diante da amargura da perda.

Em nome de Jesus Cristo, o Grande Pastor das Ovelhas.

Amém.

…………………………………………………

Terceiro, um pastor de animais abençoa os animais. Ele é um benfeitor. Escrevi sobre o significado filosófico da bênção em outro lugar no meu blog, e incomoda ter que resumir. Uma bênção está em algum lugar entre um comando e um desejo. “Que você encontre a paz”, é uma bênção. Na liturgia anglicana, os membros da congregação se cumprimentam dizendo “O povo do Senhor”, após a confissão do pecado e a garantia do perdão. Na Bíblia, uma bênção tenta conferir bem-estar divino a uma pessoa, família ou nação. Considere a seguinte passagem:

O Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna trouxe dentre os mortos nosso Senhor Jesus, o grande Pastor das ovelhas, vos aperfeiçoe em toda boa obra, para fazerdes a sua vontade, realizando em nós o que perante ele é agradável, por meio de Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém (Hb 13.20-21).

Uma vez que os animais participam das alianças de Deus, e visto que eles nos foram dados como boas criações, devemos abençoá-los; isto é, nós, em um estado de espírito santo e cheio de amor, devemos desejar o melhor para eles. Não resisto contar um episódio que vivenciei.

Recentemente me pediram para contribuir com um projeto de vídeo sobre o tema da igualdade bíblica entre homens e mulheres — um assunto que minha esposa e eu escrevemos e falamos muito nas últimas duas décadas. Ao entrar na casa, primeiro cumprimentei meus velhos amigos que estavam patrocinando o projeto. Mas então notei uma pequena bola branca de felpa de cachorro chamada Abbie, que, segundo me disseram, era avançada em anos. Abbie mancava um pouco, mas era amigável e afável. Eu a cumprimentei segurando sua cabeça em minhas mãos, abaixando-me e abençoando-a. Nos demos muito bem. Durante minha entrevista de 45 minutos, Abbie deitou ao meu lado e relaxou (fora das câmeras, infelizmente). Quando terminei a entrevista, me despedi dos meus anfitriões humanos. Mas Abbie estava presa a cerca de três metros de distância, embaixo de um degrau alto demais para ela superar. Ela me dirigiu um olhar sapeca ansioso. Nos reencontramos e nos despedimos. Os anfitriões comentaram que ela não agia assim com outros estranhos à casa. Eu sei o motivo. Eu era seu capelão.

Os católicos romanos desenvolveram uma liturgia para “a bênção dos animais”. Embora eu seja um protestante fiel, os católicos nos superam nesse aspecto. Os católicos observam a bênção de animais em 4 de outubro, festa de São Francisco de Assis, ou em um domingo próximo a essa data. A citação a seguir é de um artigo on-line, “Blessing of Animals”, de Kevin E. Mackin, O. F. M.

Nas igrejas franciscanas, um frade de túnica marrom e cordão branco costuma dar as boas-vindas a cada animal com uma oração especial. A Bênção dos Animais de estimação geralmente é assim:

Bendito és tu, Senhor Deus, criador de todas as criaturas vivas. Tu criaste peixes no mar, pássaros no céu e animais na terra. Tu inspiraste São Francisco a chamar todos eles de irmãos e irmãs. Pedimos-lhe que abençoe este animal de estimação. Pelo poder do seu amor, permita que ele viva de acordo com o seu plano. Que possamos sempre louvar-te por toda a tua beleza na criação. Bendito és tu, Senhor nosso Deus, em todas as tuas criaturas! Amém.

Mesmo que a igreja protestante não adote essa prática (talvez algumas adotem), os sentimentos são aplicáveis ​​ao relacionamento de qualquer cristão com animais de estimação e outros animais.

Minha teologia dos animais e como pastoreá-los é incipiente, mas está crescendo quanto mais observo e reflito sobre o reino animal ao nosso redor. Considere aplicar esses três princípios à sua vida com as criaturas que não são de sua espécie, mas que estão sob os cuidados de Deus.

Traduzido e revisado por Jonathan Silveira.

Texto original: Principles for Pastoring Animals. Douglas Groothuis.

Douglas Groothuis é professor de filosofia no Denver Seminary. Coordena o curso de apologética cristã e ética e dirige o Gordon Lewis Center for Christian Thought and Culture. Obteve seu PhD em filosofia na University of Oregon em 1993, e está no Denver Seminary desde então.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *